Águias enfrentam ameaça com aumento de turbinas eólicas nos Estados Unidos

Espécies sofrem risco de morte por colisão com a proliferação da energia eólica nos EUA

Águia-real Jarkko Järvinen - Foto: Flickr

A corrida para construir parques eólicos para combater as mudanças climáticas está colidindo com a preservação de um dos predadores mais simbólicos dos Estados Unidos, a águia-real. O ponto principal do problema é no Estado de Wyoming, um reduto de águias que voam em um local muito visado para a construção destes parques. À medida que as turbinas proliferam, os cientistas dizem que as mortes por colisões podem reduzir o número de águias no país.

No entanto, a crise climática aparece como uma ameaça potencialmente ainda maior. Prevê-se que o aumento das temperaturas reduza as áreas de reprodução da águia em mais de 40% no final deste século, de acordo com uma análise da National Audubon Society. Isso deixa as águias douradas duplamente vulneráveis, às mudanças climáticas e à energia eólica promovida como uma solução para esse mundo em aquecimento.

“Temos algumas das maiores populações de águias douradas em Wyoming, mas isso não significa que a população não esteja em risco”, disse ao Guardian Bryan Bedrosian, diretor de conservação de um centro em Wyoming. “À medida que aumentamos o desenvolvimento eólico nos EUA, esse risco está aumentando”, completa ele.

Lâminas de turbina com centenas de metros de comprimento estão entre as inúmeras ameaças às águias, que também são rotineiramente baleadas, envenenadas por chumbo, atingidas por veículos e eletrocutadas em linhas de energia. Os riscos contrastam com o sucesso de conservação das águias americanas, cujo número quadruplicou desde 2009.

Autoridades federais tentaram conter as mortes por turbinas ao mesmo tempo em que buscam evitar qualquer desaceleração no crescimento da energia eólica como alternativa aos combustíveis fósseis emissores de carbono, uma peça-chave da agenda climática do presidente Joe Biden.

Notícia publicada originalmente em: https://umsoplaneta.globo.com/biodiversidade/noticia/2022/08/17/aguias-enfrentam-ameaca-com-aumento-de-turbinas-eolicas-nos-estados-unidos.ghtml

Os comentários estão encerrados.