Caicó recebe seminário para discutir impacto dos parques eólicos no Seridó

Foto: Moisés Souto/apto.702

A Cáritas Brasileira Regional NE2, com apoio da instituição católica alemã Misereor, realiza em Caicó, na próxima segunda, 25, o 1º Seminário Regional sobre os Impactos dos Parques Eólicos. O evento será realizado no Centro Pastoral Dom Wagner, rua Dom Manoel Tavares, 19.

O encontro será realizado em parceria com a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte – UERN, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Seridó – Polo Sindical do Seridó, ADESE, FETARN e demais movimentos sociais.

Visa sensibilizar e alertar sobre impactos em nível socioeconômico, ambiental e de saúde causados pelo atual modelo de implementação dos megaprojetos de energia eólica no nordeste do Brasil.

Com o tema A vida pulsa no Seridó, o seminário abordará os impactos ambientais e sociais causados na vida das comunidades que se encontram ao redor de megaprojetos eólicos. O evento faz parte da Campanha Contra os impactos de Parques Eólicos no Nordeste 2, denominada “Para Quem Sopram os Ventos”,  que vem sendo realizada de forma itinerante.

A campanha, em forma de exposição e debates, além de rodas de conversas nas comunidades que serão afetadas pelos parques eólicos, percorreu universidades nos estados de Pernambuco, Paraíba e Alagoas, Rio Grande do Norte,

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

7h30 – Acolhida

8h - Apresentação Cultural

8h30 – Fala de Abertura: Dom Antonio Carlos Cruz Santos – Bispo Diocesano de Caicó

09h – Impactos da energia eólica no Nordeste: Bruna Suiane – Cáritas Regional Nordeste 2

0920 – Serra do Semiárido: fontes de umidade - Profª Drª Rebecca Luna Lucena UFRN

09h40 – Impactos dos parques eólicos nas Comunidades rurais (Agricultor de Lagoa Nova)

09h50 – Ecoturismo no Seridó: Geovani Robson (Team da Serra)

10h10 – Criação de Unidades de Conservação e Comunidades Locais: Me. Francicélio Mendonça (Gestor da Unidade de Conservação Pico do Cabugi)

10h30 – A questão geoambiental do Seridó e leitura da Carta: Prof. Dr. Manoel Cirício Pereira Neto

Notícia publicada originalmente em: https://www.potiguarnoticias.com.br/noticias/52672/caico-recebe-seminario-para-discutir-impacto-dos-parques-eolicos-no-serido

Os comentários estão encerrados.