Relatório da ONG Carbon Tracker aponta que em 2050 essas fontes poderiam substituir as fósseis, como carvão, petróleo e gás, produzindo energia limpa e barata para todo o mundo
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_7d5b9b5029304d27b7ef8a7f28b4d70f/internal_photos/bs/2021/u/j/nE5uPDQNy5oKeDCMiU6A/american-public-power-association-xgazzylzn18-unsplash.jpg)
O potencial das energias solar e eólica é muito maior do que dos combustíveis fósseis e capaz de atender com folga à demanda global de energia: com as tecnologias já conhecidas, seria possível gerar energia equivalente a 100 vezes o consumo atual de energia, segundo o relatório The Sky’s the Limit, da ONG Carbon Tracker.
A partir das taxas de expansão solar e eólica na matriz elétrica mundial, os analistas calculam que em 2050 essas fontes poderiam substituir totalmente as fósseis, como carvão, petróleo e gás, produzindo energia limpa e barata para apoiar novas tecnologias, como veículos elétricos e hidrogênio verde. "Em 2030, toda a energia solar e mais da metade da energia eólica provavelmente serão econômicas", estima a ONG.
De acordo com o estudo, a energia solar cresceu a uma taxa média anual de 39% na última década, quase dobrando de capacidade a cada dois anos. E a capacidade da energia eólica cresceu 17% ao ano, com avanços tecnológicos que ajudam a reduzir custos. Na energia solar, a redução média foi de 18% ao ano desde 2010, enquanto os preços da energia eólica caíram em média 9% ao ano no mesmo período.
Conforme a Carbon Tracker, uma taxa de crescimento anual de 15% seria suficiente para energia solar e eólica gerarem toda a eletricidade do mundo em meados da década de 2030 e fornecer toda a energia usada no Planeta até 2050. A oportunidade maior está em mercados emergentes, que têm o maior potencial solar e eólico em relação à demanda doméstica.
O documento aponta que grandes quedas no custo de energia solar e eólica, especialmente nos últimos três anos, passaram a significar que tamanho potencial teria inclusive benefícios econômicos. Cerca de 60% dos recursos solares e 15% dos recursos eólicos do mundo já são competitivos economicamente em comparação com a geração local por combustíveis fósseis, indica o estudo.
"Muitos [países] ainda estão construindo seus sistemas de energia, e as fontes renováveis baratas oferecem um caminho para levar energia para mais pessoas, criar novas indústrias, empregos e riqueza. A África tem 39% do potencial global e pode se tornar uma superpotência das energias renováveis", aponta a ONG.
Notícia publicada originalmente em: https://umsoplaneta.globo.com/energia/noticia/2021/04/30/potencial-de-energia-solar-e-eolica-e-100-vezes-maior-do-que-a-demanda-global-de-energia.ghtml