Organizações lançam nesta quinta (8) vídeo sobre Protocolos de Consulta

Um amplo conjunto de organizações convidam para o lançamento do vídeo "Protocolos de Consulta e Consentimento Livre, Prévio e Informado: Instrumento para a Defesa de Territórios e Direitos" que acontecerá às 11h (Brasília) desta quinta-feira, 08 de outubro, na plataforma Zoom, com transmissão pelo canal no YouTube da International Rivers.

O vídeo conta a história de uma iniciativa que surgiu dentro do movimento dos povos indígenas para defender o direito a consulta e consentimento, livre, prévio e informado sobre políticas e projetos que afetam seus territórios e vidas.

O vídeo - que conta com versões em inglês e espanhol, além do original em português, traz depoimentos de lideranças de povos indígenas, quilombolas e ribeirinhos, sobre surgimento dos protocolos autônomos de consulta, sua base legal e lições na sua elaboração e implementação, inclusive conquistas importantes para evitar projetos destrutivos, como grandes empreendimentos energéticos, por exemplo.

Durante o lançamento, que contará com tradução simultânea em espanhol e inglês, será realizado um bate papo com lideranças de movimentos que participaram do vídeo, como Vicky Tauli-Corpuz, relatora de direitos indígenas da ONU entre 2014 e abril de 2020, e Sônia Guajajara, coordenadora executiva da APIB.

Já é possível assistir um trailer (1 minuto) do vídeo nesse link: https://vimeo.com/user120405914

  • O quê: Lançamento do vídeo "Protocolos de Consulta e Consentimento Livre, Prévio e Informado: Instrumento para a Defesa de Territórios e Direitos".
  • Quando: Quinta-feira, 08 de outubro.
  • Horário: 11h (Brasília).
  • Onde: Plataforma Zomm e transmissão pelo canal no YouTube da International Rivers.
  • Inscrição (vagas limitadas): https://zoom.us/webinar/register/WN_YojZxdypTqKdsiZVgIDYnw

Os comentários estão encerrados.