Frente por uma Nova Política Energética discute programa Brasília Solar

No último dia 27/02/2015 a Frente por uma Nova Política Energética esteve reunida com o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Distrito Federal, André Lima, e parte de sua equipe de assessores para discutir formas de colaboração para a construção do programa Brasília Solar, que faz parte do programa do governo do Distrito Federal.

Inicialmente o secretário expôs que está na agenda do atual governo fazer a discussão sobre o clima avançar no Distrito Federal e que neste sentido já se começou a fazer um mapeamento de possibilidades de financiamento e de instalação de fábricas e empresas de painéis solares em cidades do entorno de Brasília. Há também a intenção de se estruturar o programa Escola Solar, que ajude a desencadear também um processo educativo com as gerações futuras.

Em termos de implantação de sistemas o secretário afirmou que a ideia é iniciar por locais em que a SEMARH tenha governança plena, como parques e zoológico, observando ainda que tais locais possuem a vantagem de permitirem um diálogo com a sociedade, contribuindo assim para a difusão da tecnologia e dos sistemas.

Por fim, o secretário afirmou que há também a tentativa de colaboração com a Agência de Cooperação Internacional da Alemanha (GIZ) para que Brasília seja uma cidade irmã de Freiburg, que é conhecida como a cidade sol da Alemanha e uma das mais sustentáveis do mundo.

Após as considerações do secretário, a Frente se colocou à disposição para contribuir com o governo do Distrito Federal para que Brasília se transforme em uma cidade sol, assumindo o pioneirismo de um processo que motive outras cidades do Brasil.

Neste sentido foram citadas algumas iniciativas realizadas que vêm acontecendo pelo Brasil, com destaque para a experiência em Juazeiro (BA), bem como a recente declaração do ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, ao programa Canal Livre de que o governo federal, enfim, estuda formas de estimular a micro e minigeração distribuída.

Também foi informado que a Frente está iniciando diálogos com governos estaduais para estimulá-los a formularem programas governamentais na área de energias renováveis e descentralizadas, já tendo havido uma reunião com a Assessoria Especial do Governador do Maranhão, Flávio Dino, e estar em construção uma reunião com o governo da Bahia.

Por fim, ficou acordado que a Frente ajudará a SEMARH na elaboração de um Plano de Trabalho que reúna todas as sugestões levantadas na reunião e o que já se tem pensado para que o programa Brasília Solar possa ser implementado.