Durante a feira Energia & Comunidades, lideranças sociais participam de seminário internacional sobre energias renováveis.

Por: Allan Hills - Movimento Tapajós Vivo (MTV).

"Energias Renováveis Justas Frente as Mudanças Climáticas Panamazônicas" é o tema central de um seminário internacional que acontece na sala Mangarataia no Centro de Convenções do Amazonas, em Manaus-AM, durante a feira Energia & Comunidades, que acontece até esta quinta-feira (28).

Foto: Arquivo Frente.

O objetivo do seminário é promover um momento de reflexão à luz das vivências de lideranças sociais, organizações da sociedade civil, pesquisadores e agentes da cooperação internacional sobre as energias renováveis como alternativas aos grandes projetos hidrelétricos, e como enfrentamento às mudanças climáticas e em favor da justiça socioambiental na convivência com a Amazônia.

O evento está dividido em dois momentos temáticos. No primeiro está sendo debatido a "Contribuição dos projetos de infraestrutura (hidrelétricas, petróleo, palma, gás, entre outros) às mudanças climáticas na Panamazônia", e tem como palestrantes: o Prof. Artur de Souza Moret (GPERS-UNIR), Tânia Ricaldi (Grupo de Trabajo Cambio Climatico y Justicia - Bolívia) e Romina Libera (Movimiento Ciudadano frente al Cambio Climatico - Peru). Já no segundo momento o debate é sobre "Energias renováveis justas em favor da justiça socioambiental na convivência com a Amazônia", os palestrantes são Isabel Cristina (MTV), José de Anchieta (CERSA), Joaquim Belo (CNS), Sylvie Petter (SECOYA-ARCA), Mikaela Verboom (Misereor) e Joilson Costa (FNPE).

Foto: Arquivo Frente.

O seminário acontece nesta quarta-feira (27) e tem público participante do Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Alemanha e Colômbia.

Confira a programação da feira.

Os comentários estão encerrados.