Aproxima-se o II Fórum do Semiárido de Energia Solar

forumcersa

Aproxima-se a realização do II Fórum do Semiárido de Energia Solar e da II Conferência Regional de Sustentabilidade Ambiental, eventos que acontecerão simultaneamente entre os dias 18 a 20 de abril na cidade de Pombal (PB). Cerca de 300 pessoas participaram da primeira edição (confira aqui a notícia e a Carta de Pombal).

A iniciativa é fruto de inquietações de membros de instituições de ensino e pesquisa, instituições públicas e privadas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil que, frente a atual conjuntura nacional e regional de escassez hídrica e das limitações da atual matriz energética brasileira, motivaram-se para mobilizar pesquisadores/as, órgãos de fomentos, planejadores, políticos e representantes da sociedade civil para juntos elaborarem uma Agenda de Prioridades de modo democrático e articulado para contribuir com a formulação de políticas públicas para a região do semiárido brasileiro.

Nesta Agenda de Prioridades deve estar contemplado também qualquer processo de planejamento, gestão e tomada de decisão abrangendo desde a escala local (através de domicílios, a unidades produtivas rurais e industriais) até a escala regional (através da construção de usina de armazenamento e transmissão de energia solar).

A realização é do Comitê de Energia Renovável do Semiárido (CERSA), que faz parte da Frente por uma Nova Política Energética para o Brasil e recentemente realizou oficinas da Campanha “Nossa Casa Solar” nas cidades de Cajazeiras e João Pessoa.

O CERSA (visite o site) se constitui como um coletivo do qual fazem parte várias organizações, pesquisadores e colaboradores. Surgiu em julho de 2014 da inquietação de ativistas ambientais, pesquisadores, organizações não governamentais reunidos com a consciência de que o semiárido brasileiro dispõe de um dos mais altos índices de insolação do planeta, o que significa uma privilegiada potencialidade de contribuir com a produção de energia elétrica e térmica solar.

A Frente por uma Nova Política Energética para o Brasil convoca todos os interessados na temática a se inscreverem e participarem deste evento (folder abaixo). Maiores informações e inscrições clique aqui ou escreva para: contato@cersa.org.br 

Folder1

Folder2

Os comentários estão encerrados.