GT Infraestrutura realiza webinar para discutir Plano Nacional de Energia 2050

 

O GT Infraestrutura vem desenvolvendo desde agosto o Ciclo WebGTInfra de Webinários: Renovação Verde da Economia e Infraestrutura na Pós-Pandemia: oportunidades, riscos e desafios. A intenção é contribuir para a melhoria das respostas aos efeitos negativos causados pela pandemia e para a recuperação econômica do país, priorizando temas que ajudem na construção de uma infraestrutura mais sustentável.

O terceiro encontro da série tem como assunto “Plano de Energia Nacional 2050 – Apontamentos para o desenvolvimento energético regional” (em especial na Amazônia) e acontece na próxima quarta-feira (16/09), às 16h (horário de Brasília), via canal no Youtube: encurtador.com.br/cqwUW

Especificamente sobre energia, o GT Infraestrutura tem discutido como é possível pensar em uma transição justa e inclusiva, de baixo carbono, entendendo que é no momento das definições de longo prazo que isso se desenha. Assim, os planos apresentados pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), seja o PNE 2050, sejam os Planos Decenais de Expansão de Energia (PDE), são as orientações governamentais para o futuro e deixam claro para investidores e setores produtivos quais caminhos o país deve seguir.

Como o PNE 2050 está em consulta pública (participe aqui) até o próximo dia 13/10, o grupo entende que este é o momento de se conhecer melhor como o governo está desenhando este futuro, para que também nós, como sociedade civil, possamos participar de forma qualificada da consulta. Além disso, como os efeitos das obras sempre aterrissam em territórios, a ideia é trazer para a EPE preocupações sentidas localmente a partir de grandes obras e pensar possíveis alternativas a esses problemas socioambientais historicamente vividos.

A Frente por uma Nova Política Energética para o Brasil apoia e convoca todos os/as interessados/as a participarem da discussão deste importante instrumento de definição de nossa matriz energética. Faça sua inscrição através do seguinte link: https://forms.gle/k5KWwfvo39P5M1gp9

Quando: Quarta-feira (16/09).
Horário: 16h (Brasília).
Onde: Youtube GT Infraestrutura: encurtador.com.br/cqwUW