Feira inédita na Amazônia apresenta soluções energéticas para comunidades isoladas

Geração de energia em comunidade remota através de sistema fotovoltaico.
Foto: Arquivo Frente por uma Nova Política Energética.

Superar a exclusão energética, substituir o diesel por fontes renováveis não poluentes, mais baratas e sustentáveis, apontar caminhos e soluções e mostrar as inovações no setor de energia são as propostas da feira Energia & Comunidades que acontecerá em Manaus, entre 25 e 28 de março deste ano.

O Centro de Convenções do Amazonas, em Manaus, será a sede de um encontro inédito: a ENERGIA & COMUNIDADES Feira e Simpósio de Soluções Energéticas para as comunidades da Amazônia.  O objetivo é promover a inclusão energética de comunidades isoladas na Amazônia - indígenas, ribeirinhas e tradicionais, que não são atendidas pelo Sistema Interligado Nacional (SIN) e nem pelos programas de universalização do acesso à energia elétrica, como o Luz para Todos.

Para se ter uma ideia, estima-se que cerca de dois milhões de pessoas no Brasil ainda não possuam acesso constante à eletricidade, sendo a maioria na região amazônica. Por outro lado, boa parte possui o que podemos considerar um acesso precário, pois se utilizam de geradores a diesel que, pelo alto custo do combustível, não funcionam de forma contínua, mas apenas em determinados períodos do dia.

Gerador de energia elétrica a óleo diesel.
Foto: Arquivo Frente por uma Nova Política Energética.

Uma vez que tais geradores emitem gases de efeito estufa, os benefícios de substituir o óleo diesel por outras fontes como a solar e a eólica, por exemplo, não se restringem às comunidades isoladas, mas se estendem a todo o planeta, colaborando no combate ao aquecimento global, causador das mudanças climáticas.

Para o coordenador executivo da Frente por uma Nova Política Energética para o Brasil, Joilson Costa, “a feira será um momento para externar para a sociedade em geral a realidade de exclusão energética que infelizmente ainda vivem milhares de irmãos nossos em várias comunidades pelo país. Além disso, pretende discutir as soluções existentes desde a perspectiva das próprias comunidades, de organizações de apoio, da academia, de empresas e dos poderes oficiais competentes.”

O simpósio, que ocorrerá paralelamente à feira, nos dias 25, 26 e 27 de março, pretende contribuir com o debate para definir prioridades e apontar alternativas no sentido de rever e influenciar políticas públicas para superar a exclusão energética ainda existente. Será ainda uma excelente oportunidade para conhecer aspectos comerciais, técnicos, regulatórios, políticos, geográficos e de financiamento para o acesso à energia.

 

Serviço

O que: Feira e Simpósio de Soluções Energéticas para Comunidades da Amazônia.

Onde: Centro de Convenções do Amazonas - Rua Constantino Nery, 5001, Flores - Manaus (AM).

Quando: Feira, de 25 a 28 de março de 2019; Simpósio, de 25 a 27 de março de 2019.

Saiba mais em: www.energiaecomunidade.com.br

Curta e compartilhe: https://www.facebook.com/energiaecomunidades

Os comentários estão encerrados.